quarta-feira, 30 de abril de 2008

bio- + -metria

"estudo das medidas e de estruturas e órgãos de seres vivos, bem como da importância funcional dessas medidas"(Houaiss)


Tudo bem, mas onde isso entra na tecnologia ou a tecnologia entra nisso ?
Entra no reconhecimento da iris, no reconhecimento da impressão digital, no reconhecimento do padrão de veias da palma da mão e acredite, já está chegando ao reconhecimento de odores.
Esses cientistas malucos, mas maravilhosos, ficam estudando características do corpo humano que sejam únicas em cada indivíduo. Não há nenhuma que funcione 100%. Mas algumas são melhores que outras. Por exemplo, segundo estudos estima-se que a probabilidade de duas iris serem iguais é de 1 em 10 elevado a 78. Isso faz com que a iris seja uma das formas mais utilizadas e seguras de reconhecimento de um indivíduo.
Bem, uma vez identificado uma característica, entra em ação o pessoal que vai criar uma engenhoca eletrônica capaz de capturar essa característica e transformá-la num padrão digital que possa ser armazenado em um banco de dados. Esse padrão será então utilizado para sua identificação.
Os usos são bem variados, mas o foco hoje em dia é a segurança. Como uma máquina pode saber se você é você ? Complicado, mas com essas tecnologias, basta você, por exemplo, colocar a mão em um escâner especial que fará a leitura das veias da palma da sua mão e armazenará essa sua característica juntamente com seu nome e dados pessoais.
Então uma próxima vez que você for escaneado o sistema saberá realmente que é você e não seu irmão gêmeo.
Esse tipo de biometria, de reconhecimento dos vasos sanguíneos da palma da mão, já é utilizada pelo banco Brandesco em caixas eletrônicos através do sistema "PalmSecure". O sistema "PalmSecure" foi desenvolvido pela empresa Fujitsu, que pretende lançar até junho um mouse com essa tecnologia.
Sites relacionados:
http://www.infowester.com/biometria.php
http://www.fujitsu.com/br/services/bio/

Um pausa....
E uma notícia cheia de tecnologia, mas nada a ver com biometria. É que adoro essas invenções e não poderia deixar de compartilhá-la. O americano Hank Miller criou um tênis denominado Inchworm que cresce com os pés. Ele tem um dispositivo capaz de regular o tamanho do calçado. Veja mais detalhes no site: (http://www.inchwormshoes.com/tech.php).

E para finalizar fica a questão: será que um dia seremos totalmente vigiados por sistemas eletrônicos ?

Nenhum comentário: