quarta-feira, 30 de abril de 2008

bio- + -metria

"estudo das medidas e de estruturas e órgãos de seres vivos, bem como da importância funcional dessas medidas"(Houaiss)


Tudo bem, mas onde isso entra na tecnologia ou a tecnologia entra nisso ?
Entra no reconhecimento da iris, no reconhecimento da impressão digital, no reconhecimento do padrão de veias da palma da mão e acredite, já está chegando ao reconhecimento de odores.
Esses cientistas malucos, mas maravilhosos, ficam estudando características do corpo humano que sejam únicas em cada indivíduo. Não há nenhuma que funcione 100%. Mas algumas são melhores que outras. Por exemplo, segundo estudos estima-se que a probabilidade de duas iris serem iguais é de 1 em 10 elevado a 78. Isso faz com que a iris seja uma das formas mais utilizadas e seguras de reconhecimento de um indivíduo.
Bem, uma vez identificado uma característica, entra em ação o pessoal que vai criar uma engenhoca eletrônica capaz de capturar essa característica e transformá-la num padrão digital que possa ser armazenado em um banco de dados. Esse padrão será então utilizado para sua identificação.
Os usos são bem variados, mas o foco hoje em dia é a segurança. Como uma máquina pode saber se você é você ? Complicado, mas com essas tecnologias, basta você, por exemplo, colocar a mão em um escâner especial que fará a leitura das veias da palma da sua mão e armazenará essa sua característica juntamente com seu nome e dados pessoais.
Então uma próxima vez que você for escaneado o sistema saberá realmente que é você e não seu irmão gêmeo.
Esse tipo de biometria, de reconhecimento dos vasos sanguíneos da palma da mão, já é utilizada pelo banco Brandesco em caixas eletrônicos através do sistema "PalmSecure". O sistema "PalmSecure" foi desenvolvido pela empresa Fujitsu, que pretende lançar até junho um mouse com essa tecnologia.
Sites relacionados:
http://www.infowester.com/biometria.php
http://www.fujitsu.com/br/services/bio/

Um pausa....
E uma notícia cheia de tecnologia, mas nada a ver com biometria. É que adoro essas invenções e não poderia deixar de compartilhá-la. O americano Hank Miller criou um tênis denominado Inchworm que cresce com os pés. Ele tem um dispositivo capaz de regular o tamanho do calçado. Veja mais detalhes no site: (http://www.inchwormshoes.com/tech.php).

E para finalizar fica a questão: será que um dia seremos totalmente vigiados por sistemas eletrônicos ?

terça-feira, 29 de abril de 2008

Idéia Brilhante...

Os telefones celulares hoje são verdadeiros computadores de mão. Mesmo os mais simples, que tenham pelo menos GPRS e Java, em sua maioria podem ter o browser Opera instalado e assim se tornarem a mais poderosa ferramenta de pesquisa disponível hoje em dia, pelo menos na minha opinião. Já usei vários "smartfones" equipados com os mais variados recursos de navegação na internet e atesto que para navegar com a máxima rapidez e agilidade é sempre melhor instalar no aparelho o velho e bom Opera. Outro dia fiquei sabendo de uma tecnologia que explica bem o porquê: o Opera se comunica sempre através de servidores próprios, que buscam a informação que pedimos na Rede e a compacta para enviar ao aparelho celular. É claro que há outras boas idéias por trás do prazer de navegar com o Opera móvel, mas esta com certeza é uma das melhores. Apesar disto, para interagir com sites para fazer algo além de somente pesquisa, como por exemplo para fazer compras ou transações bancárias, tenho percebido que é melhor usar o browser do próprio smartfone.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Briga de Foice no Escuro.

Gostaria de retomar o raciocínio dos atalhos que as novas tecnologias podem representar. Como mudou nossas vidas, por exemplo, o surgimento de uma máquina como a de lavar roupas. Passamos a gastar muito menos tempo e dinheiro para atender nossa necessidade de roupas limpas, mas como já tínhamos comentado antes, este atalho em nossas vidas acaba com a fonte de quem cobrava o pedágio do caminho mais longo. Neste exemplo, muitas donas de casa perderam a única chance que tinham de complementar o orçamento familiar lavando roupas para outras famílias. Este fenômeno acontece hoje com cada vez mais frequência nos mais variados mercados, levando negócios aparentemente estáveis e muito lucrativos a sumirem da noite para o dia, ou no mínimo a terem de passar por uma profunda reestruturação. Vide o exemplo dos Correios, que caminham a se tornar um banco para seus clientes, depois de verem suas cartas virarem e-mails. E qualquer um de nós que esteja trabalhando hoje em dia pode ver sua empresa ter uma surpresa destas a qualquer momento. Sem contar as falsas surpresas que surgem como promessas milagrosas e temos que combater prontamente para manter nossos clientes. Então, veja só que ironia: coisas que tanto nos incomodam, como o stress de ter que matar um leão por dia no trabalho, ou ter que estar sempre prontos para ir em busca de nova fonte de renda, podem ser atribuídos diretamente a uma coisa que tanto nos fascina, como a tecnologia.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Promoção dia das Mães.

Somente gostaria de deixar um recadinho a todos vocês...

É sobre a nova promoção pro dia das mães da Inteligweb.
Eles colocaram vários produtos com descontos para quem alcançar as metas que estão no site da promoção.


Pra quem quiser saber mais sobre a promoção e qual é a sua meta, ta ai o site:
http://www.inteligweb.com.br/diadasmaes/

Não deixe de presentear sua Mãe, e o melhor, sem pagar nada...

segunda-feira, 7 de abril de 2008

O que é a Web 2.0 ?


Muitos ainda perguntam o que é web 2.0, vou dar uma rápida explicação sobre o assunto. A web 2.0 na verdade funciona de forma com o usuário possa tirar o máximo de proveito possível dos softwares que rodam nela. Neles, os softwares são eternos betas, com objetivo de estarem sendo corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo de acordo com o seu uso, pelo usuário. Algumas aplicações Web 2.0 permitem a personalização do conteúdo mostrado para cada usuário, sob forma de página pessoal, permitindo a ele a filtragem de informação que ele considera relevante.



Com a evolução da web 2.0, os programas online estão cada vez melhores e indispensáveis. Editores de texto, publicadores, comunicadores, organizadores e muitos outros programas estão disponíveis na web. Um site que, inclusive recomento, de Web 2.0 é o http://www.populy.com.br/ , um site de relacionamento que está cada vez mais forte no Brasil.

"Adote um coelho" ou um Nabaztagou.


Vocês conhecem o Nabaztagou ou o coelhinho?



É um coelhinho de brinquedo, trazido para o Brasil pela Tectoy, cujo nome significa "coelho" em armênio, é movido a energia elétrica e precisa de uma conexão USB a um micro, banda larga e Wi-Fi para operar, de acordo com a programação escolhida pelo usuário.



O mascote também pode atuar como babá, lendo histórias para crianças e acompanhar a movimentação delas pela casa, por conta da identificação por radiofrequência (RFID), ainda em implantação.



Seu maior problema é que você não programa nada no coelhinho. Você precisa acessar a página do serviço na internet para poder programar o seu coelho. Outro problema é que o gadget verifica o site mãe a cada dois minutos o que pode ser ruim. Existem dois tipo de coelhos. O Nabaztag e o Nabaztag Tag. O segundo consegue reconhecer comandos de voz. O primeiro não, mas os dois acessam a internet através de rede WIFI.



O que você acham sobre isso?? Será que a moda pega???